Para montar a lista, as equipes da Reader’s Digest obtiveram dados locais e se apoiaram em informações da União Internacional de Transportes Públicos (que leva em conta elementos como lixo, reciclagem, preço da eletricidade e poluição por partículas, espaços verdes e transportes coletivos).
A revista também fez uma classificação dos países mais “verdes”. Entre 141 nações pesquisadas, Finlândia, Islândia e Noruega lideram. Segundo a publicação, os três são os países com maior preocupação com seu ambiente e o bem-estar da população. O Brasil ocupa o 40.º lugar, atrás de países como a Albânia e a Bósnia-Herzegovina.
Os dez primeiros lugares correspondem à Europa, com exceção da Asutrália e Uruguai, que aparecem, respectivamente, na oitava e nona colocação. Entre os grandes países, a França aparece na posição 16, Alemanha na 21, Estados Unidos na 23 e Reino Unido na 25.
A Argélia, o país africano que se saiu melhor, ocupa a 72.ª posição. Os últimos 30 lugares são ocupados pelos países desse continente, com exceção do Haiti, na 132.ª posição. Os últimos da classificação são Níger, Serra Leoa, Burkina Faso, Chade e Etiópia.
A classificação por países foi realizada a partir de critérios de ambiente, como a qualidade do ar, da água, da biodiversidade ou da emissão de gases do efeito estufa, mas também por critérios sociais, como produto interno bruto, educação, desemprego e expectativa de vida.
A classificação é o resultado da combinação do Indicador de Desenvolvimento Humano, estruturado pelas Nações Unidas, e o Índice 2005 de Desenvolvimento Sustentável, elaborado pelas universidades americanas de Yale e Columbia, e pelo Fórum Econômico Mundial.
A partir de 22 de setembro, essas classificações, assim como os resultados detalhados e o conjunto de critérios utilizados, poderão ser consultados na internet www.selectionclic.com
Fontes:
www.selectionclic.com,www.gazetadopovo.com.br